Calçado para criança: 4 dicas para fazer a escolha certa

4 minutos para ler

Como acertar na escolha de um calçado para criança? As necessidades delas são diferentes das de um adulto, além de possuírem características distintas por ainda estarem em crescimento. Na hora de comprar o sapato ideal, é importante prezar pela segurança e conforto, sem abrir mão da qualidade e da durabilidade.

Se você vai escolher um sapato para seu filho, talvez já tenha uma experiência um pouco maior, mas ainda pode cometer alguns erros. Se a intenção é presentear um sobrinho ou afilhado, por exemplo, a missão pode ser um pouco mais desafiadora.

Confira as nossas dicas para fazer a compra ideal!

Dicas para comprar um calçado para criança

Essas orientações valem tanto para compras na loja física como pela internet. Lembre-se que mesmo que não seja possível levar o pequeno para experimentar o sapato, é possível fazer uma troca caso não tenha encontrado o tamanho ideal. Confira as nossas dicas.

1. Solado resistente

O solado de um calçado infantil deve ser resistente para aguentar todas as brincadeiras e proteger o pé, e ao mesmo ter flexibilidade para acompanhar os movimentos do pé e oferecer conforto.

Por isso, modelos com o solado médio (nem muito grosso, nem muito fino), são ideais. Se o filho pratica esportes, opte por aqueles com amortecedor de impacto. Ranhuras também são importantes para evitar escorregões.

2. Ventilação

Crianças brincam e transpiram bastante. Para evitar mau cheiro e o aparecimento de fungos, busque por modelos que apresentam ventilação, como furos na superfície.

Os modelos com cadarço podem ser totalmente abertos, para que haja uma limpeza rápida após o uso. Também é interessante usar o calçado em dias alternados.

3. Fácil limpeza

Vale a pena apostar em materiais de couro ou sintéticos, que podem ser limpos externamente apenas com um pano úmido. Essa prática ajuda a preservar o calçado e mantê-lo sempre em bom estado para o uso.

4. Tamanho ideal

Crianças crescem muito rápido, e consequentemente, acabam perdendo peças do vestuário rapidamente também. Na hora de comprar o sapato, vale a pena escolher um com um ou dois números a mais do que o tamanho atual.

Confira se o calçado está confortável e não fica saindo do pé quando a criança corre, pula ou faz suas atividades. Além de aumentar a durabilidade do sapato, você tem a garantia de que o item não está apertando as laterais ou os dedos.

Como escolher sapato de couro para as crianças

O couro é um excelente material para o sapato das crianças. Sua alta resistência e durabilidade faz com que o calçado dure muito tempo e possa ser reaproveitado pelos irmãos e primos mais novos ― uma atitude mais econômica e sustentável.

Opte também por marcas que se preocupam com a questão ambiental. Embora o couro seja de origem animal, é possível diminuir o impacto à natureza usando matérias-primas biodegradáveis, que sejam decompostas mais rapidamente após o descarte.

Outro detalhe importante é evitar produtos que tenham adição de cromo e de metais pesados durante a fabricação, protegendo assim a saúde da criança ao eliminar o contato com essas substâncias, que podem ficar impregnadas no tecido.

Com essas 4 dicas, você consegue comprar o sapato ideal, confortável e que suportará todas as brincadeiras sem arrebentar nos primeiros meses.

Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário