Como limpar sapato de couro corretamente? Veja 6 dicas de ouro!

3 minutos para ler

Você sabe como limpar sapatos de couro? Aprendendo a cuidar bem dos calçados, com certeza você aumenta a vida útil deles e consegue manter aquele tênis ou bota lindos por muito mais tempo.

Por ser um material mais resistente, muitas pessoas acham que o couro não precisa de cuidados especiais. Embora seja fácil de cuidar, adotar uma rotina de limpeza e de manutenção do calçado ajuda muito na conservação.

Quer saber como fazer isso? Leia até o final!

1. Saiba qual é o tipo de couro

Cada couro tem um cuidado específico, que deve ser observado na hora de fazer a limpeza. O couro liso tem um tratamento diferente do nobuck e da camurça, por exemplo. Procure conhecer o material antes de começar a limpeza!

2. Prefira produtos de higienização neutros

Dê preferência a produtos indicados especialmente para a limpeza do couro, sem adição de cor, ou sabão neutro.

Itens inadequados podem manchar o seu sapato, danificando-o permanentemente. Procure também secá-lo à sombra, já que o sol pode provocar rachaduras no material.

3. Use flanela ou pano macio

Procure usar um pano ou flanela limpo e macio na hora de fazer a limpeza. Se a intenção é higienizar mais profundamente, você pode umedecê-la em uma mistura de água e sabão neutro, tomando o cuidado de passar novamente o pano úmido para tirar os resíduos de sabão e secar bem.

Não coloque o sapato de molho na água, pura ou misturada com outro produto, nem guarde se ele ainda estiver úmido.

4. Hidrate a peça

Com o tempo, é natural que a peça sofra um ressecamento e perca o brilho. Algumas chegam até mesmo a rachar. Para evitar isso, faça hidratações periódicas com um produto específico, hidratante neutro ou até mesmo vaselina.

Retire os cadarços e aplique o produto com a ajuda de um pano limpo. Deixe absorver o produto e use outro pano limpo e macio para secar. Você também pode deixá-lo exposto à sombra para arejar a peça e deixá-la secar bem.

5. Use bicarbonato de sódio

Nos dias em que transpiramos demais, mesmo com o uso de meias, o suor vai para o sapato, ocasionando mau cheiro e até mesmo o surgimento de fungos. Procure então evitar repetir o mesmo calçado diariamente, deixando-o ventilar após o uso.

Para uma limpeza interna mais cuidadosa, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio na palmilha e partes internas. Deixe agir até o dia seguinte e limpe os sapatos, tirando o bicarbonato.

6. Armazene corretamente

Logo após retirar os sapatos, seus pés ainda estão quentes, deixando o calçado com o formato deles. Guardá-lo logo após faz com que eles deformem ao passar do tempo.

Assim que tirar em casa, retire os sapatos e deixe esfriando antes de guardá-los. Procure armazená-los em um local fresco e seco, sem exposição à luz do sol.

Lembre-se também de periodicamente, dar uma revisada nos seus calçados de couro, limpá-los e hidratá-los. Artigos guardados por muito tempo sem uso tendem a ressecar e até mesmo embolorar. A melhor maneira de evitar isso é fazendo uma manutenção constante.

Agora que você já sabe como limpar sapatos de couro, pode comprar itens com esse material sabendo que eles terão uma longa vida útil e ficarão bem conservados.

Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais, para que mais pessoas aprendam esses cuidados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário